Festival “Sabores de Cabo Frio – 2017”

Concurso – Regulamento Geral

1. DADOS GERAIS

– Concurso Gastronômico – Festival “Sabores de Cabo Frio”;
– Período da realização: 1 de setembro a 27 de setembro de 2017.

2. OBJETIVOS

Realizar um concurso gastronômico, como uma das etapas do Festival Sabores de Cabo Frio – 2017, que envolva a participação dos restaurantes, bares e lanchonetes, inscritos no evento, de forma a valorizar a qualidade dos pratos oferecidos em cada categoria, assim como o serviço prestado pelos estabelecimentos.

Consolidar o município de Cabo Frio como importante centro gastronômico regional, fortalecendo o comércio local e incrementando os negócios, com aumento de receita e geração de novos empregos.

3. MODALIDADE OPERACIONAL

3.1. Forma de inscrição e participação

Não haverá necessidade de nova inscrição e todos os estabelecimentos participantes do Festival Sabores de Cabo Frio, com pratos em uma das três categorias (Entrada, Prato Principal e Sobremesa), estarão concorrendo, na categoria escolhida, no Concurso Gastronômico Sabores de Cabo Frio, que premiará os três pratos mais bem classificados em cada categoria.

O Concurso Gastronômico Sabores de Cabo Frio, conduzido por uma Comissão Organizadora escolhida pelos promotores do evento, será dividido em três etapas, sendo a primeira etapa a de pré-seleção, a segunda etapa de classificação e a terceira etapa de avaliação especializada e premiação.
A etapa de pré-seleção, realizada no período de 01 de setembro a 25 de setembro, será realizada por meio de visitas de avaliadores escolhidos pela organização do Festival, em cada estabelecimento, para a experimentação e pontuação do prato oferecido, seguindo critérios, que receberão até 200 pontos, assim distribuídos: Sabor (70 pontos), Criatividade (20 pontos), Apresentação (30 pontos), que serão somados à análise do estabelecimento, nos aspectos de Decoração (20 pontos), Atendimento (40 pontos), Higiene e Limpeza (20 pontos).

Os avaliadores poderão visitar os estabelecimentos, em datas e momentos escolhidos por esses, podendo ser tanto no almoço como no jantar, respeitando o período de realização do concurso e respeitando o horário de funcionamento de cada estabelecimento participante do Festival.

Munidos da credencial fornecida pela Comissão de Organização do Concurso, e de uma ficha de avaliação com os critérios que serão pontuados, os avaliadores se identificarão perante os responsáveis pelo estabelecimento, devendo ser servidos com o prato participante. Após a visita única ao estabelecimento, o avaliador preencherá a ficha de avaliação e a manterá em seu poder até ser solicitado pela Comissão Organizadora. O Restaurante também deve ter uma ficha para marcar os jurados que já estiveram experimentando o prato no Restaurante.

A segunda etapa, de classificação, será de responsabilidade da Comissão Organizadora, que recolherá as fichas de avaliação preenchidas pelos avaliadores e consolidará os pontos obtidos pelos estabelecimentos.

Após esse somatório de pontos, a Comissão Organizadora calculará a média aritmética obtida, dividindo o número total de pontos obtidos, pelo número de avaliadores que pontuaram o estabelecimento, devendo o resultado ser arredondado até a segunda casa decimal.

Havendo empate entre dois ou mais estabelecimentos de qualquer categoria 3 categorias: entrada, prato principal e sobremesa), serão utilizados como critérios para o desempate, em ordem, a média obtida pelo estabelecimento em Sabor, Apresentação, Atendimento, Criatividade, Decoração, Higiene e Limpeza.

Permanecendo o empate entre dois ou mais estabelecimentos de uma das categorias, ou de todas elas, esses serão classificados em conjunto para o julgamento final na terceira etapa do Concurso, de avaliação especializada.

A terceira etapa (final e premiação), de avaliação especializada, será realizada nas instalações do Espaço Gourmet, montado no Shopping Park Lagos, no dia 27 de setembro de 2017, às 19h.

Essa etapa consistirá da preparação do prato, em um tempo previamente determinado e comunicado aos finalistas, sob a responsabilidade do estabelecimento classificado, para ser apresentado e avaliado por especialistas, escolhidos entre cheffs e jornalistas renomados e reconhecidos no Rio de Janeiro.

Esses especialistas, após a degustação dos pratos classificados, escolherão por consenso, os vencedores de cada categoria: Entrada, Prato Principal e Sobremesa, declarando publicamente o resultado aos presentes no Espaço Gourmet. Nessa Etapa final, serão avaliados pelos jurados especializados, os ítens: Apresentação, Criatividade e Sabor.

Após a divulgação dos resultados, será a feita a premiação do primeiro colocado em cada categoria.

Os prêmios serão:
– Placas
• Para todas as categorias: entrada, prato principal e sobremesa

Os casos omissos serão analisados e resolvidos pelo Comissão Organizadora do Concurso Gastronômico do Festival Sabores de Cabo Frio.